Prova de carga estática e dinâmica em estruturas definitivas ou provisórias ― Conforme ABNT NBR 15307 e NBR 9607
Um dos testes realizados para obter informações sobre
a estrutura de um edifício é o teste de carga. O teste de carga consiste basicamente em um processo de pesquisa em uma estrutura já construída, ou parte dela, através da reprodução de um estado de carga específico, a fim de obter dados experimentais sobre sua segurança e comportamento estrutural.
Existem três tipos de teste de carga, dependendo da finalidade, que discutiremos abaixo:
- Teste de carga regulatória : são testes estabelecidos nas Especificações, Instruções ou Regulamentos e de um trabalho específico em que a estrutura é verificada com suas ações de serviço, verificando se ela se comporta de acordo com as premissas do projeto . É mais comum fazê-las em pontes rodoviárias ou ferroviárias e em estruturas de construção singulares ou experimentais.
- Teste de carga como informação complementar : são executados na conclusão de uma estrutura para obter informações complementares nos casos em que desvios ou problemas do projeto são feitos durante a construção . Nesse caso, a carga de serviço não deve ser excedida.
- Testes de carga para avaliar a capacidade resistente : são os mais comuns na construção para avaliar a segurança das estruturas, e a carga de serviço geralmente é excedida. Eles são executados em estruturas de edifícios existentes quando uma mudança de uso será realizada , uma extensão ou houver dúvidas sobre seu comportamento. Devido aos estados de carregamento, é essencial executar um plano de teste anterior por um técnico competente com experiência nesse tipo de teste, para avaliar a viabilidade do teste.
A execução do teste de carga deve ser realizada de acordo com um Plano de Teste, onde a área a ser testada é definida, os elementos de carga, o equipamento de medição de deslocamento, o controle de trincas, a medição das condições ambientais e suas condições Sobre equipamentos de medição.
O processo de teste deve ser definido dentro do plano, que especifica as cargas permanentes e suplementares a serem aplicadas, as etapas de carregamento, a estabilização da carga, a fase de descarga e a recuperação após a descarga.
Após todo o processo de teste, os resultados obtidos são avaliados para determinar a aptidão da estrutura . É muito importante que, além da avaliação final, seja realizada uma contínua, antecipando o comportamento da estrutura, caso o aborto da estrutura seja necessário por razões de segurança.
O relatório de resultados consistirá em um relatório explicando todos os processos do teste, um registro dos resultados com as respostas da estrutura em cada ponto de leitura e status de carga e anexos em que o plano de teste está incluído , fotografias, etc.
Na CONCRELAB, acreditamos que o profissionalismo e a experiência nesse tipo de teste são essenciais para atingir o objetivo sem danificar a estrutura.
Mateo Jesús García Arias – Fonte: IPE Controle e Análise de Patologia, SL
Além disso, se você tiver alguma dúvida, entre em contato conosco e iremos aconselhá-lo e ajudá-lo a resolver qualquer problema, a fim de realizar o melhor e mais eficiente serviço.